Um sonho de Deus que se realiza no tempo
Celebração de abertura do 140º ano de fundação do Instituto das FMA
05 de agosto de 2011
Em nome do Pai..
Angelus
Consagração à Maria Auxiliadora ( do livrinho de orações da FMA)
Introdução: Irmãs, hoje nos unimos a todo o Instituto das FMA, para celebrar a presença de Deus com alegria, gratidão e ação de graças. Estamos entrando no início da celebração dos 140 anos de vida do Institituto que fará parte da grande celebração do bi centenário do nascimento do nosso pai D. Bosco. “Com gratidão, descobrimos na experiência inicial do Instituto o intrínseco dinamismo profético do carisma, que deve inspirar também as nossas escolhas de vida (cf Cron. I 295-318). Sublinhamos, de modo particular, algumas dimensões: a extraordinária confiança de nossos Fundadores em Deus e em Maria Auxiliadora; sua busca humilde e trabalhosa da vontade do Senhor; a leitura de fé dos sinais de Deus reconhecidos nas situações ordinárias e nas dificuldades encontradas; a paixão educativa que habita o coração deles e os torna audazes para descobrir as vias mais adequadas para responder às expectativas dos jovens e ajudá-los a “conhecer e amar o Senhor”. Circ. 920
Hino - Mais Um Dia de Louvor ( do CD Pe. Zezinho - Alpendres e Varandas)
Refrão - Amanheceu, anoiteceu (bis)/ Foi mais um dia que Deus me deu (bis)
1. Por isso eu louvo o meu Senhor / Por isso eu louvo o seu amor /Por isso eu digo e vou dizer / Que seja feito o que Deus quer
2. Porque ele sabe o que ele faz / Deus é ternura, Deus é paz / Deus é perdão, Deus é amor /Louvado seja o meu Senhor
Leit. 1 - Em Mornese, o dom do carisma, acolhido por Dom Bosco e Maria Mazzarello, configura uma comunidade de jovens Irmãs apaixonadas por Jesus e pelo seu Reino, pobres, simples, sem cultura, mas treinadas na escola do Espírito Santo. (Cir. 920)
Leit. 2- Uma comunidade animada pela guia discreta e sábia de Irmã Maria Domingas Mazzarello, que orienta Irmãs e jovens num caminho alegre e exigente de santidade, e experimenta a presença de Maria como auxílio e guia. Dela, aprende a intuir as necessidades das meninas pobres, a alargar a vida na direção de horizontes missionários e a unir-se ao seu Magnificat, para ser monumento vivo de gratidão (cf Const 4). (Cir. 920)
Leit. 3 - O projeto de Deus, iniciado em Mornese, se atua no tecido de uma Igreja local, num contexto social concreto onde as primeiras FMA conjugam o estar “sempre em contato com a juventude” com sua identidade de mulheres consagradas habitadas pelo mistério de Deus, continuamente à escuta da sua voz, para aprender com Ele a verdadeira sabedoria da vida (cf PF 18-19). (Cir. 920)
Todas – Senhor, nosso Deus, nós vos louvamos e agradecemos pela sua presença amorosa e providencial na vida e história de nosso Instituto.
Canto – Glória ao Senhor!
1. Este hino de louvor, que envolve o meu ser. É de gratidão/ A bondade do Senhor é tão grande sem confim./ Veio até a mim,Glória ao Senhor, glória ao Senhor, Deus Criador(bis).
2. Ao Deus Pai que nos criou, a ternura filial.Deus é nosso Pai, /Jesus Cristo nosso irmão, deu a vida pelos seus. Nós somos de DeusGlória ao Senhor, glória ao Senhor, Deus Salvador(bis).
3. Deus é fonte de amor, santifica o nosso ser.Espírito de amor, Nós Igreja militante o amor de Deus cantamos. Para sempre amém.Glória ao Senhor, glória ao Senhor, Deus Amor !
Salmo - 104 - Celebrai o Senhor, aclamai o seu nome, apregoai entre as nações as suas obras
1. Aleluia. Celebrai o Senhor, aclamai o seu nome, apregoai entre as nações as suas obras.
2. Cantai-lhe hinos e cânticos, anunciai todas as suas maravilhas.
3. Gloriai-vos do seu santo nome; rejubile o coração dos que procuram o Senhor.
4. Recorrei ao Senhor e ao seu poder, procurai continuamente sua face.
5. Recordai as maravilhas que operou, seus prodígios e julgamentos por seus lábios proferidos,
6. ó descendência de Mornese, suas servidoras, ó filhas de Dom Bosco e Mazzarello, suas escolhidas!
7. É ele o Senhor, nosso Deus; suas sentenças comandam a terra inteira.
8. Ele se lembra eternamente de sua aliança, da palavra que empenhou a mil gerações,
9. que garantiu a D. Bosco,
10. e confirmou a Mazzarello irrevogavelmente, e a todo o Instituto como aliança eterna, quando disse:
11. Dar-te-ei uma Mestra, como parte de vossa herança e: A ti as confio como missão irrevogável.
12. Quando não passavam de um reduzido número, minoria insignificante e gente simples na terra,
13. e andavam entre ruas e vielas buscando a juventude para salvá-la .
Todas - Entoai ação de graças e cantai um canto novo, acalami a deus Javé,
aclamai com amor e fé!
14. Não ouseis tocar nos que me são consagrados, nem maltratar os meus profetas.
15. Deus multiplicou grandemente o seu povo, e o tornou mais forte que seus inimigos.
16. E fez sair, com júbilo, o seu povo, e seus eleitos com grande exultação.
17. Deu-lhes a terra dos pagãos e desfrutaram das riquezas desses povos,
18. sob a condição de guardarem seus mandamentos e observarem fielmente suas lei
Todas - Entoai ação de graças e cantai um canto novo, acalami a deus Javé,
aclamai com amor e fé!
Momento de ação de graças pela presença de Deus na vida do Instituto. (silêncio)
Palavra de D. Bosco às primeiras FMA no dia 5 de agosto de 1872
“Entre as plantas menores, há uma muito perfumada: o nardo, mencionado muitas vezes na Sagrada Escritura. No Ofício da Bem-aventurada Virgem Maria, dizemos: Nardus mea dedit odorem suavitatis, o meu nardo exalou suave perfume! Sabem, porém, o que é preciso para que o nardo nos ofereça seu perfume? Deve ser bem esmagado. Não tenham receio, portanto, de terem que sofrer. Quem sofre por Jesus Cristo, com Ele reinará eternamente.
Vocês passaram a fazer parte de uma família que é toda de Nossa Senhora; vocês são poucas, desprovidas de meios materiais e não têm o apoio da aprovação humana. Nada as perturbe. As coisas mudarão e vocês terão tantas educandas que não saberão onde colocá-Ias. E não somente educandas, mas tantas postulantes que ficarão embaraçadas para fazer a escolha.
Sim, posso assegurar-lhes que o Instituto terá um grande futuro, se vocês se mantiverem simples, pobres, mortificadas.
Observem, pois, todos os deveres da sua condição religiosa e, com o socorro da nossa Mãe Maria Auxiliadora, hão de passar ilesas entre os escolhos da vida, com grande vantagem para suas almas e para as almas do próximo.
Seja glorioso para vocês o título de Filhas de Maria Auxiliadora. Pensem muitas vezes que o seu Instituto deve ser o monumento vivo da gratidão de Dom Bosco, à grande Mãe de Deus, invocada sob o título de Auxílio dos cristãos", Cron I
Silêncio
Canto - Mulher da Terra
1. Main, Menina toda de Deus/ que desce do morro em busca de água para os seus/ e sobe trazendo água viva de Deus!
Mazzarello nem sempre a gente sabe o que fazer,/ nem sempre há coragem de viver como você.
2. Menina ternura que afaga o chão/ trabalha entre as parreiras de onde brota a oração/ e espalha vinho novo pelas terras do sertão.
3. Amiga dos pobres das jovens mornesinas/ Deus viu o abandono das meninas e chamou/ “Maria és pastora” “Estou entregue a Ti,Senhor”.
4. Mazzarello, mulher nova, sua vida é profecia/ que defende os pequenos com firmeza e ousadia./ quem crê na juventude verá o sol do Novo dia!
Preces Comunitárias
Deus nosso Pai que manifestaste em Dom Bosco, em Santa Maria Domingas Mazzarello e na primeira comunidade de Mornese as maravilhas do seu amor, atendei a prece que fazemos cheias de confiança e gratidão. Com a certeza de sermos atendidas, rezemos
Todas: Pai Santo, escuta-nos!
1. Tu que suscitaste em D. Bosco, em Santa Maria Domingas Mazzarello e na primeira comunidade de Mornese uma profunda espiritualidade eucarística
- faze que para todos os cristãos a participação vital no mistério da Eucaristia seja o centro da própria vida.
Todas: Pai Santo, escuta-nos!
2. Tu que escolheste Maria Domingas Mazzarello e a primeira comunidade de Mornese como pedra angular do “Monumento vivo” de gratidão de D.. Bosco à Auxiliadora,
– concede a todos os membros da família salesiana de amor fielmente a Maria e de fazer conhecido o seu poderoso auxilio.
Todas: Pai Santo, escuta-nos
3. Tu encheste o coração das primeiras irmãs com o zelo do “dahi animas”
- inspira numerosos jovens para difundir em muitos lugares a tua mensagem de amor e de alegria.
Todas: Pai santo, escuta-nos!
4. Tu quiseste uma nova família religiosa para a educação cristã da juventude;
- guia as crianças e os jovens na sua busca de sentido autêntico para a ávida.
Todas: Pai Santo, escuta-nos!
5. Tu que sustentaste o noso Instituto nestes 139 anos na fidelidade ao carisma
- ilumina a todas as FMA na fidelidade criativa, no ardor apostólico, e na consagração total para a salvação da juventude.
Todas: Pai Santo, escuta-nos!
Intenções livres... Pai Nosso...
Com - Louvemos ao Pai e a Maria Auxiliadora pelo carisma que o Instituto irradia na Igreja e na sociedade; por todas as Irmãs que fizeram a história e continuam, com amor, a irradiar o carisma no mundo; pelas jovens e os jovens dos vários continentes que Deus nos confia; pelas vocações e pela santidade que o Espírito continua a suscitar. Tomemos sempre mais consciência de que, para atingir plenamente a fecundidade à qual somos chamadas, é preciso renovar e crescer a adesão cotidiana a Jesus e a fidelidade ao carisma compartilhado na comunidade educativa, conscientes de que «agora é de fato o tempo de reavivar o fogo» (Carta 27,8). Cir. 920
Todas - Oração: Ó Deus, nosso Pai, que eleva os humildes e enche os corações simples e sinceros do teu Espírito de santidade, escuta a nossa oração nesta festa do nosso Instituto. Por intercessão de santa Maria Domingas Mazzarello, que condividiu com S. João Bosco o amor pela juventude e fundou com ele uma nova família religiosa concede-nos a docilidade aos seus ensinamentos e a fidelidade à sua ação educativa, Por Cristo Nosso Senhor. Amém
Canto: O qual sorte!!!