3º. Dia – 12 de maio de 2011 - 5ª. feira -
Sugestão para oração da manhã
R.: Escuta Israel, Javé teu Deus quer falar!(bis) Fala, Senhor Javé, Israel vai te escutar!(bis)
Em nome do Pai
Rainha do céu...
Consagração à Maria Auxiliadora ( do livrinho de orações da FMA)
Com. Na primeira leitura da liturgia de hoje acompanhamos Filipe que escuta a voz de Deus e se deixa conduzir pelo Espírito. Ele é enviado, arrebatado pelo Espírito para que a mensagem do Ressuscitado chegue a todos os povos.
O primeiro artigo das Constituições das FMA afirma: “Por um dom do Espírito Santo e com a intervenção direta de Maria, São João Bosco fundou o Instituto”. (C.1) É também por um dom do Espírito que hoje muitas FMA continuam respondendo, com a própria vida a este chamado a este dom: “Prepara-te e vai”...
Escutar o Espírito e obedecer à Palavra requer de cada uma de nós, abertura de coração, libertação interior, despojamento, disponibilidade, atenção ao Espírito. As Constituições, que concretizam nosso projeto de vida, no artigo 48c recordam que o silêncio se torna atenção ao Espírito e no artigo 48, nos convocam a atenção ao Espírito Santo que atua em cada pessoa.
Colomer afirma: A reflexão serena, o silêncio interior, a escuta profunda, a retidão de intenção, a generosidade espiritual, a sensibilidade em relação aos outros... são formas de atenção ao Espírito. Ao invés, afastam-nos do Espírito a dispersão, a superficialidade, o ativismo, a mediocridade, o rumor psicológico...
No silêncio de todo o nosso ser, como Maria a virgem da escuta, nos deixaremos invadir pela força do Espírito (C.39c)
Hino – MULHER DA TERRA
1. Main, Menina toda de Deus/ que desce do morro em busca de água para os seus/ e sobe trazendo água viva de Deus!
Mazzarello nem sempre a gente sabe o que fazer,/ nem sempre há coragem de viver como você.
2. Menina ternura que afaga o chão/ trabalha entre as parreiras de onde brota a oração/ e espalha vinho novo pelas terras do sertão.
3. Amiga dos pobres das jovens mornesinas/ Deus viu o abandono das meninas e chamou/ “Maria és pastora” “Estou entregue a Ti,Senhor”.
4. Mazzarello, mulher nova, sua vida é profecia/ que defende os pequenos com firmeza e ousadia./ quem crê na juventude verá o sol do Novo dia!
Antífonas Salmos da 5ª. Feira da III Semana ( tempo pascal)
( os salmos e cânticos poderão ser cantados)
Palavra de Deus: Atos 8,26-40
Responso – (cantado)A tua palavra Senhor é a grande alegria do meu coração. Eu quero escutar tua voz, mudar o meu modo de ação!
Ant. Cântico Evangélico –Diz Jesus: em verdade eu vos digo: Quem tem fé e confia em mim, tem a vida eterna. Aleluia!
Preces Comunitárias
Em Jesus Cristo rendemos graças ao Pai que, ao suscitar os santos e santas na Igreja, nos apresenta modelos autênticos de fidelidade evangélica e digamos.
Todas – Escutai, ó Pai de bondade, a nossa prece!
1. Pai, vós enriquecestes a Igreja com uma variedade admirável de dons e carismas, concedei-nos encarnar e viver com fidelidade criativa o espírito salesiano.
Todas – Escutai, ó Pai de bondade, a nossa prece!
2. Vós revelastes os mistérios do vosso Reino aos simples e aos pequenos: ajudai-nos a descobrir vossa presença em cada realidade da vida para realizar o vosso projeto de amor.
Todas – Escutai, ó Pai de bondade, a nossa prece!
3. Vós nos chamais a anunciar o Evangelho da Vida! Concedei-nos o dom da Escuta, do discernimento para que sejamos obedientes à vossa Palavra.
Todas – Escutai, ó Pai de bondade, a nossa prece!
4. Vós que em Santa Maria Domingas Mazzarello nos oferece um modelo para viver o mandamento do amor fraterno: dai-nos trabalhar sempre em comunhão de vida e de ação para a difusão do vosso Reino.
Todas – Escutai, ó Pai de bondade, a nossa prece!
5. Vós que tornastes Madre Mazzarello aberta e dócil à ação do Espírito, guia os jovens e as jovens de hoje na escolha da vocação pra que se coloquem á serviço da igreja e do Reino.
Todas – Escutai, ó Pai de bondade, a nossa prece!
Intenções livres...
(Hoje 5ª. Feira dia de oração pelas vocações – colocar intenções)
Pai Nosso...
Oração: Ó Pai fonte de todo bem, tu nos propõe em Santa Maria Domingas Mazzarello um modelo luminoso de vida cristã e religiosa pela sua humildade profunda e sua ardente caridade; concede a nós, em simplicidade de espírito, de testemunhar a cada dia o teu amor de pai, de um modo especial para os jovens. Por Cristo nosso Senhor. Amém
Canto: Mornese
Mornese, terra del sole/ investita dal vento/
Dove la rugiada se chiamava sudore/
Dove la rugiada se chiamava sudore/
Dove il silenzio è più forte del tuono!
E anche le viole gridano al miracolo!
1.Grazie, ó Padre perchè innalzi gli umile/ Si, Padre! Perché cosi piace a Te!
2. alberi e strade cantano un nome: Maria Ausiliatrice!!!
2. alberi e strade cantano un nome: Maria Ausiliatrice!!!
Empenho para o Segundo dia
Cultivar a atitude de escuta e obediência à Palavra.
Refletir e posicionar-se: Para onde o Espírito me manda anunciar o Ressuscitado?
Amanhã, 13 de maio, para as FMA SOLENIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!