História a serviço do Carisma!
(2º dia do Tríduo)
Com.: A experiência do amor de Deus nos coloca em relação com a Trindade. Em nome do Pai...
Canto: Estes lábios meus, vem abrir, Senhor (bis)/Cante esta minha boca sempre o teu louvor!(bis)
Hoje, Ó Deus da vida, vimos celebrar, (bis) Com teu Santo João Bosco, te adorar (bis)
O Senhor é Rei, na terra alegria, (bis)/ sua justiça e glória o céu anuncia! (bis)
Diante de Deus todos se ajoelham/ (bis) Ouvem sua palavra, cantam e festejam.(bis)
Glória ao Pai e ao filho e ao Santo Espírito.(bis)
Glória à Trindade Santa, Glória ao Deus bendito. (bis)
Aleluia , irmãs, aleluia irmãos! (bis)/ Com o Santo Educador a Deus louvação! (bis)
Todas: Conhecendo e imitando D. Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida!
Comentarista: O biblista salesiano, P. Juan José Bartolomé, falando para os membros da Família Salesiana no dia 21/01, em Roma disse: Somos “Filhos de um sonhador, realizadores de uma profecia” –, convidando a refletir sobre as diferentes modalidades de realizar o grande sonho de Dom Bosco, herdado pela Família Salesiana e que é a salvação da juventude: “Para continuar a trabalhar pela salvação da juventude, também, hoje, há necessidade de santos sonhadores, sonhadores que se fazem santos, como Dom Bosco, para tornar realidade os seus sonhos, projeto de Deus. A dureza do momento cultural que atravessamos, as dificuldades – previsíveis ou menos – do futuro próximo, o desencanto acumulado depois de um passado mais glorioso, não nos libertam do sonho que herdamos de Dom Bosco no mesmo dia em que Deus nos chamou a tornar-nos salesianos. Não nascemos na Igreja “de simples projeto humano, mas por iniciativa de Deus”
Voz 1 - “O que caracteriza propriamente D. Bosco? O inventor de uma pedagogia idônea para aproximar os jovens periclitantes e perigosos”? Foi o mestre de espiritualidade para os jovens em situação de risco, para as classes inferiores, para os povos em via de desenvolvimento?
Voz 2 - Foi o santo da alegria, dos valores humanos, do encontro com todos sem discriminações? Ou talvez tudo isso e muito mais?”
Voz 1- “A maior força do Carisma de D. Bosco consiste no amor absorvido diretamente do Senhor Jesus, imitando-o e permanecendo n’Ele. Este amor consiste em “dar tudo”. Nisto nasce seu voto apostólico:
Todas: “Prometi a Deus que até meu último suspiro será para os meus pobres jovens”. Esta é a nossa marca e a nossa credibilidade junto aos jovens” (Estréia 2012)
Comentarista - O P. Aldo Giraudo, docente de Teologia Espiritual na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) e membro do Instituto Histórico Salesiano, propôs aos membros da Família Salesiana (20/01/2012) uma leitura crítica das “Memórias do Oratório de S. Francisco de Sales”, através da qual convidou a valorizar com olhar mais concreto o que é um dos escritos mais pessoais e vivos de Dom Bosco: “Que são as Memórias do Oratório - As memórias do Oratório não são uma simples coleta de lembranças e dados históricos. Dom Bosco, através do raconto do início e desenvolvimentos da própria vocação oratoriana, tenciona apresentar o sentido de uma experiência global da vocação ‘missão-oratório’, e formular um ‘programa de ação’, pondo em relevo as finalidades queridas por Deus com esse chamado e vocação”.
Voz 2- As memórias do Oratório de S. Francisco de Sales são um ponto de referência imprescindível para conhecer o caminho espiritual e pastoral de D. Bosco. Foram escritas para que pudéssemos conhecer os inícios prodigiosos da vocação e da obra de D. Bosco, mas sobretudo para que assumindo as motivações e escolhas de D. Bosco, cada um de nós pessoalmente e cada grupo da família salesiana pudéssemos fazer o mesmo caminho espiritual e apostólico. Elas podem ser definidas como “memórias do futuro.” (Estréia 2012). (Silêncio....quem quiser fazer alguma complementação sobre as memórias do Oratório de D. Bosco)
Canto: Oh! D. Bosco, te ofertamos...
Todas: “Cuidemos deles durante todo seu caminho de crescimento e amadurecimento, dedicando a eles o nosso tempo e as nossas energias, estando com eles desde a infância até sua juventude”. (Estréia 2012).
Voz 1- Se Deus é por nós, quem será contra nós? Nada nos separará do amor que Deus nos deu por meio de Jesus Cristo.
Voz 2- No meio das nossas dificuldades e lutas, Deus é a garantia da vitória. Cantemos nossa confiança de que veremos a bondade do Senhor na terra dos vivos.
Salmo 27 (cantado ou rezado) – O Senhor é minha luz!
Aclamação:Ai de mim se eu não disser/ a verdade que ouvi............
Eclesiástico 1,1; 2,1-6.10-11 (Silêncio..........Reflexão .........e partilha.........)
Comentarista: A hora que vivemos não é fácil, mas é apaixonante e nos desafia, por que nela Deus semeou os sinais de sua bondade e de sua beleza, e nos pede que testemunhemos que: Acima de tudo é o amor, e o amor não pode esperar.
Todas: É como um fogo impetuoso que precisa se alastrar.
Voz 2- “Esse é o dom que nos foi confiado, o fogo do Amor, que enche a vida de alegria, impelindo-nos para os outros, para construirmos um mundo mais humano e mais justo.”
Todas: Façamos dos jovens a missão de nossa vida
Voz 1 – O fogo do carisma educativo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello - o fogo da Paixão por Cristo encontrado nos jovens, o fogo do amor que enche a vida de alegria.
Todas: Conhecendo e imitando D. Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida
Comentarista:. É Maria que nos leva a descobrir Jesus, o sinal mais surpreendente do amor de Deus.
Peçamos a ela que nos ajude a sermos mulheres de profunda interioridade, sábias, auxiliadoras no meio das(os) jovens, transformando nossa vida toda num perene Magnificat. Preces: (espontâneas)
Canto: Eu Sou bem feliz.
Fim!
Contribuição de Ir. Maria rita Zampirolli , FMA - Cachoeiro do Itapemirim - ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!