JMJ

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Sou Ir. Teresinha Ambrosim, Salesiana de Dom Bosco e quero compartilhar reflexões, orações, músicas, notícias, subsídio, enfim tudo o que se refere à JUVENTUDE. Creio no Deus da Vida que ama o Jovem!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

MISSÃO JUVENIL

FUNDAMENTAÇÃO SALESIANA

• O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) é missionário desde as origens.(Constituições 1 e 75).
• Deus deu a João Bosco um coração grande e vasto como as areias da praia do mar.
• São João Bosco fundou o Instituto FMA em 1872 e imprimiu-lhe um forte impulso missionário; cinco anos depois (1877) as Irmãs já estavam presentes na América (Uruguai).
• Fundado por pessoas simples, camponesas (Dom Bosco e Madre Mazzarello), no interior de uma cidadezinha ao norte da Itália (Mornese), o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora testemunha o vigor e a força transformadora escondida nas sementes de vida.
• 1877 - em 14 de novembro, 10 FMA partem para o Uruguai (Vila Cólon). Todas muito jovens. (Cronistória II, 222; Mandamento da Alegria 230-236).
• 1879 - um segundo grupo de Irmãs parte para a América (Argentina e Uruguai). (Cronistória II, 296ss).
• 1880 - Chegam à Patagônia. Uma iniciativa audaz. São as primeiras religiosas a se aventurarem por terras de fronteira. Um jornal de Buenos Aires, assim se expressa: "É a primeira vez, desde que o mundo existe, que se constata a presença de religiosas em terras de tão extremo sul". (Cronistória III, 118ss).
• "A dimensão missionária - elemento essencial da identidade do Instituto e expressão de sua universalidade - está presente em nossa história desde as origens. Sendo presença de Igreja, contribuímos para que amadureça nestes nossos irmãos - especialmente nos jovens - a experiência do amor pessoal de Deus, que poderá fazer nascer neles o desejo de acolher o Evangelho e de serem, por sua vez, testemunhas e apóstolos." (Constituições 75).
• O cultivo de um ardor missionário sempre vivo e dinâmico, alimenta e revigora a resposta vocacional de cada dia
• .Madre Mazzarello em uma de suas Cartas dirigida a Dom Cagliero expressa seu forte desejo de ser missionária na América : "...entre nós há muitas que de fato, desejam ir, mas sete já estão bem preparadas, inclusive eu. Oh! Que alegria se Nosso Senhor nos concedesse de verdade, essa graça de chamar-nos para a América! Se não pudéssemos fazer mais do que conquistar uma alma para Ele, já nos sentiríamos bastante recompensadas por todos os nossos sacrifícios".(Carta 9 )
• Dom Bosco deixou a esta sua Família Religiosa a pedagogia da Presença, do Encontro, como modo de educar, por isso, "sentimo-nos interpeladas a superar as distâncias e os preconceitos, submeter os relacionamentos a lógicas de generosidade e de amor, de solidariedade e de serviço gratuito." (Atos capítulo Geral XX, pág. 69).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!