CANTO DE ABERTURA: SALVE A PADROEIRA DO BRASIL
(Contribuição da Inspetoria FMA de Porto Alegre)
Salve a Padroeira do Brasil, Mãe do Redentor / A Senhora Aparecida, nossa Mãe de amor. :/
1. Oh! Mãe Imaculada, Senhora Aparecida, / Tu és, ó Mãe amada, Rainha da nossa vida.
A Ti o nosso canto, estrela que nos conduz na fé e na esperança ao encontro de Jesus.
2. Maria, Tu meditavas tantas vezes no coração. / Também Te preocupavas com todos, com cada irmão. / Senhora intercessora de todo povo de Deus, / és Mãe consoladora de todos os filhos teus
Com: Já vai longe o ano de 1717 - ano da descoberta de uma pequenina imagem, nas águas profundas do Rio Paraíba. Os séculos estão passando, os anos se acumulando e aquele milagre nas águas brasileiras continua infundindo força, coragem, audácia neste povo esperançoso da nossa Pátria. De norte a sul, o coração do povo brasileiro pulsa com todo dinamismo em favor desta Mulher tão simples, tão santa, toda de Deus. E esta Mulher Santa, toda de Deus, é a nossa Padroeira, a nossa Rainha, a nossa Consoladora. Tão grande, mas apareceu tão pequena, tão humilde e na simplicidade. Saiu de seu esconderijo profundo das nossas águas, sim, pois o seu lugar é no coração de cada brasileiro.
Com: Nossa Senhora Aparecida: Defensora, Protetora, Patrona, Padroeira. Dia 12 de outubro, o Brasil comemora a festa de Nossa Senhora Aparecida, nossa Rainha, reconhecida como a Padroeira de nosso país, a Defensora, a Patrona.
Voz: Defensora dos pobres, protetora dos que sofrem, patrona dos oprimidos. Títulos como esses expressam a fé do povo na Senhora que traz uma mensagem de libertação e de esperança.
Alguém entra, pela frente, com a imagem de N. Sra.Aparecida (fundo musical – bater palmas)
Voz: Aos pés de N. Sra. Aparecida são colocados pedidos, rezam-se orações, acendem-se velas, mostram-se olhares. Sim, o olhar do povo que muitas vezes não sabe expressar o que quer realmente dizer à Mãe Amorosa, mas sabe mostrar-se inteiro: é o coração do homem no coração daquela Mulher que acolheu o Homem Deus.
COM: E lá, no grande Santuário Nacional e nos rincões deste imenso Brasil, neste dia a Ti dedicado, milhares de vozes ecoam de todos os lados pedindo intercessão, suplicando, pedindo ajuda, agradecendo a bên-ção e os favores recebidos.
VOZ: Sim, querida Mãe, sabemos que neste Teu manto, cobres com carinho, todos os Teus filhos espalhados por este chão, filhos tantas vezes sofridos, derramando lágrimas de dor.
VOZ: O Brasil, tão grande e tão rico de belezas mil, tão admirado pelas nações, ansiosamente precisa de Tua benção, de Tua proteção, de Teu olhar de Mãe amorosa.
CANTO: Santa Mãe Maria, nesta travessia, cubra-nos Teu manto cor de anil... guarda nossa vida, Mãe Aparecida, Santa Padroeira do Brasil. Ave Maria...
COM: A nossa Igreja peregrina por meio de um mundo sofrido, carregado de violência, de injustiça. Mas encontra muitos que alimentam uma forte esperança em Ti, cultivam uma fé inabalável. Sim, Senhora Aparecida, somos mesmo uma Igreja santa e pecadora e que sem as forças do alto, nada podemos e nada somos.
LADO 1: Maria é o grande sinal de Deus e nos pede que sejamos sinal de esperança para tantos outros
CANTO: Graças demos à Senhora / Virgem por Deus escolhida, para ser a Mãe de Cristo, ó Senhora Aparecida.
LADO 2: Maria é a grande Mãe que se coloca ao lado do povo sofrido, dos filhos que de tudo precisam.
CANTO: /: É Maria, a Mãe de Jesus, é Maria, a Senhora da luz :/
COM: A caminhada da Igreja Latino-Americana e Caribenha ganhou novo impulso com as reflexões, as orações, as novenas e os congressos realizados em preparação à V Conferência de Aparecida. Iluminados pelas palavras de Jesus, “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, buscamos aprofundar o tema “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”.
VOZ: Unidos com Maria na contemplação de Cristo, podemos aprender com Ela a escutar a Palavra de Deus, na docilidade ao Espírito Santo. Quanto mais contemplamos a vida de Maria Santíssima como Discípula e Missionária, mais nos sentimos atraídos a viver junto com Cristo, seu Filho.
LADO 1: À semelhança de Maria, todo discípulo deve viver da Palavra de Deus; escutá-la, acolhê-la, conservá-la no coração, colocá-la em prática e, ajudado pela força do Espírito Santo, fazê-la frutificar.
LADO 2: Pensar em Maria, a quem carinhosamente chamamos de “Mãe Aparecida”, como discípula, pode aju-dar-nos muito a responder ao convite que nos é feito pela Igreja Latino-Americana e Caribenha para que vivamos a “hora do seguimento”.
LADO 1: Com Maria, queremos aprender a viver como Discípulos e Missionários de Cristo. Ela nos deu o exemplo. Portanto, além de recorrer a Maria como nossa Protetora, Intercessora, queremos aprender com Ela a servir a Igreja de Jesus Cristo, na alegria.
TODAS: Sim, porque estamos confiantes na Tua proteção, Senhora Aparecida. Como Rainha, mostra Teu po-der; como Mãe, intercede com Tua bênção poderosa. Dirige os passos, os planos do nosso governo, para que o Teu povo viva na paz, na justiça e na fraternidade.
CANTO: 1. Graças damos à Senhora que por Deus foi escolhida /:para ser a Mãe de Cristo a Sra. Aparecida :/
2. Virgem Santa, Virgem bela, Mãe amável, Mãe querida, /: amparai-nos, socorrei-nos, ó Sra. Aparecida :/
COM: Hoje trazemos o coração ardendo em confiança. Somos muitos e muitos sofrem o mal da pobreza, da violência, da falta de saúde, da discriminação, do abandono. Falta-nos o VINHO NOVO. Protege, abençoa, Senhora, este povo que é Teu e em Ti confia.
VOZ: N. Sra. Aparecida é uma das muitas faces que Nossa Senhora mostra à humanidade. Seu aspecto retratado em sua imagem, é único, diferente de muitas outras e quer nos mostrar o próprio retrato de nosso povo: povo mestiço, negro, de traços toscos, simples. Tudo isso envolvido por um manto azul indicando o céu, a esperança do Paraíso, do Reino Novo que Jesus veio implantar no mundo.
COM: N. Sra. Aparecida assim se chama porque apareceu nas águas do Rio Paraíba do Sul. Retirada do rio pelas mãos de pescadores, logo se transformou na esperança daquela gente simples e sofrida. Hoje, o Brasil lhe tem devoção e lhe consagra os destinos de nossa Pátria. Destino resumido em pequenos pe-didos: dias melhores, empregos, saúde, família, pão, paz.
VOZ: Servir é a razão de ser de quem se torna mãe. Mãe da Igreja foi a missão recebida ao pé da Cruz. Essa presença materna não deixou de exercê-la na vida dos discípulos do seu Filho ao longo da história. Em to-da parte, suas aparições, que são inúmeras, reconhecidas oficialmente, manifestaram-se mediante ima-gens luminosas a extasiar os olhos dos videntes.
COM: É uma Imagem pequenina, de 39 cm de altura e de material frágil, argila. Assim Nossa Senhora apareceu em terras brasileiras. Não veio do alto, vestida de luz, mas trazida do fundo do rio e é de cor morena escura. Muita gente parece não conformar-se com seu tamanho tão pequenino.
VOZ: Deus se encantou com esta Mulher e a fez sua Mãe - Bem escreveu Dom Helder Câmara: "Não nos basta tua sombra, ó Mãe, comove-nos tua imagem!". É assim que nos sentimos diante da pequenina imagem da Senhora Aparecida.
VOZ: Ela é tão pequenina e de qual país ela veio?
COM: Ela é totalmente brasileira. Ela é dos brasileiros! E tem uma história interessante. Aconteceu no século XVIII e era o ano de 1717. Iria passar pelo nosso Vale do Paraíba, o Conde de Assumar, uma visita ilustre para os pobres moradores da região ribeirinha. Fazia parte da viagem passar pelo Porto de Itaguaçu, hoje cidade de Aparecida.
VOZ: Eis o que aconteceu: três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, moradores às margens do Rio Paraíba, no município de Guaratinguetá, foram escalados para servir a refeição do Conde. O que tinham de melhor? Os peixes do Rio Paraíba. Mas o rio não estava para peixe.
COM: Com receio de não terem o que servir, pediram ajuda aos céus. Lançaram as redes, e nada. Até que pes-caram o corpo de uma pequenina imagem e, em seguida, veio para a rede a cabeça, da mesma imagem.
VOZ: Que imagem era essa? Quem a teria lançado ao rio?
COM: Nunca se soube! A partir daí a pequenina imagem de cor morena, devido ao lodo do fundo do rio, passou a ter como casa, a casa dos pescadores. Tempos depois improvisaram uma pequena capela. A fama da imagem foi crescendo. Qual imagem? Aquela "aparecida" no rio. Daí vem o seu nome: APARECIDA.
CANTO: /: É Maria, a Mãe de Jesus! É Maria a Senhora da luz! :/
COM: Neste dia de N. Sra. Aparecida, festeja-se também a CRIANÇA e é um dia muito especial, afinal é o dia de nossas crianças. Benditas as crianças que são as pupilas dos olhos de Deus, das famílias. Elas crescerão felizes e realizadas, caminharão tranqüilas pela vida e saberão distribuir felicidade no ambiente familiar. Toda criança precisa de segurança, de amor, de compreensão, da presença amorosa dos pais em suas vidas. E neste dia que é o dia da nossa Padroeira e Rainha, que ela proteja e abençoe nossas crianças e a todos nós. Jesus acolhia as crianças e as abençoava. Ele mesmo foi criança que cresceu em idade, sabedoria e graça.
CANTO: 1.Tua imagem desperta a fé em todo mundo / desde o mais importante dos homens ao vagabundo. / Com teus braços de mãe protegei nossas crianças que nasceram pra dar ao Brasil mais esperança.
REF: As mansões e os casebres, Santa Maria, tua bênção recebem pela fé no milagre do amor protegei com seu manto, Santa Maria, o Brasil que te ama, oh! Santa Maria.
2. Eu bem sei que nas horas de dor te dão promessas e que é no verdadeiro amor que a fé começa / com teu povo eu junto as mãos, Nossa Senhora! E meu canto se faz oração em tua glória.
COM: Desde o descobrimento do Brasil cultiva-se aqui a devoção a Nossa Senhora. Os portugueses tinham aprendido a amá-la desde a infância; os primeiros missionários recomendavam e propagavam sua devo-ção. Aonde se fundavam cidades, construíam-se igrejas em honra de Nossa Senhora Aparecida e celebra-vam-se com grandes solenidades as suas festas.
VOZ: Seria impossível enunciar e descrever os favores que N.Sra.Aparecida já tem concedido aos seus devo-tos, muitas vezes, mesmo milagrosos que a todos deixam admirados. Seria igualmente impossível contar os benefícios espirituais que ela tem concedido pela conversão de pecadores há muito tempo afastados de Deus, pela tranqüilidade restituída a muitas consciências e por inúmeras outras graças.
VOZ: A devoção à Sra. Aparecida, aprovada pela Santa Igreja e confirmada por tantos milagres, é de sumo pro-veito para todos, e deve ser praticada pelos habitantes desta terra em que ela é gloriosa Rainha.
COM: Foi certamente em recompensa desta constante devoção que a Virgem Santíssima quis estabelecer no Brasil um centro de sua devoção, um trono de graças, um Santuário em nada inferior aos gran-des Santuários de outros países e hoje temos o Santuário Nacional, em Aparecida, que em tamanho só perde para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
VOZ: Em 1967, ao completar 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário o Título de “Rosa de Ouro”, reconhecendo a importância da santa devoção.
CANTO: 1. Virgem Mãe Aparecida, estendei o vosso olhar / sobre o chão de nossa vida sobre nós e nosso lar!
REF: Virgem Mãe Aparecida, nossa vida e nossa luz /: dai-nos sempre nesta vida, paz e amor no bom Jesus :/
2. Estendei os vossos braços que trazeis no peito em cruz. Para nos guiar os passos para o Reino de Jesus.
3. Desta vida nos extremos trazei paz, trazei perdão, / A nós, Mãe, que vos trazemos com amor no coração.
VOZ: Sabemos que sempre teremos a proteção da Mãe de Deus em nossas vidas. Alguns dos tantos milagres que através dela aconteceram, ainda no início de seu aparecimento:
Milagre das Velas: Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apaga-ram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.
Caem as correntes: 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuá-rio, pede ao feitor permissão para rezar à Nossa Senhora Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoe-lha e reza contrito. As correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.
O cavaleiro sem fé: Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Não conseguiu. A pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escadaria da igreja, e o cavaleiro arrependido, entrou na igreja como devoto.
O Caçador: Um caçador estava voltando de sua caçada já sem munição. De repente ele se deparou com uma enorme onça. Ele se viu encurralado e a onça estava prestes a atacá-lo. O caçador pede desesperadamente a Nossa Senhora Aparecida por sua vida. A onça vira e vai embora.
PAI NOSSO, é a oração do amor, do perdão, da fraternidade, da fé em Jesus Cristo que nos ensinou o caminho para o Pai.
CANTO: /: Dai-nos a bênção, ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida :/.
Colaboração : Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – Porto Alegre
NOTA: o Canto de Abertura é do CD da Novena de N. Sra. Aparecida
de 2010 – Santuário Nacional.