No caminho pelo deserto, muitos antigos israelitas viviam em tendas. Consideravam a frágil coberta que os protegia do mau tempo como uma miniatura do céu, essa espécie de tenda protetora que Deus estendeu acima da terra (Sal 104,2).
O Templo daquele povo era também uma Tenda, em onde Moisés ia encontrar-se com Deus. Por isso foi chamada a Tenda do Encontro, de Reunião ou Habitação (Ex 26). Nela se guardava o Arca da Aliança ou do Testemunho. Esta Tenda era, pois, um sinal da presença ativa de Deus no meio de seu povo.
A festa das Tendas (dos Tabernáculos ou das Cabanas), celebrava-se em outono, quando se guardavam as colheitas para protegê-las do frio invernal. Era uma antiga festa agrícola; mas se associou com uma lembrança histórica: passou a comemorar o cuidado com que Deus abrigou e protegeu a seu povo durante o caminho pelo deserto.
Durava 8 dias, e ao final tinha uns formosos ritos simbólicos com água: para lembrar que Deus é quem tira a sede ao povo, para pedir chuva e esperar futuras bênçãos de água para Jerusalém. Nesse contexto se situa Jesus com sua promessa de água viva em Jo 7,37-39.
O nome Festa das Tendas remete à festa que o Senhor pediu a Moisés em Lv 23,33, na qual os judeus se alegram na presença de Deus e recordam suas origens e os quarenta anos de peregrinação no deserto, saindo de suas casas e morando em tendas durante sete dias.
A tenda é um lugar de passagem, de encontro, de conversa, de oração, um lugar para celebrar todas as maravilhas que o Senhor realizou na vida do seu povo.
A tenda é frágil, é própria de quem não tem uma morada fixa. Depois de um tempo, se desarma a tenda ou barraco e se caminha mais um pouco.
A tenda é um lugar de contemplação.
Construção das Tendas
Depois de passar um ano caminhando dentro de uma construção de projeto de Vida, vamos hoje contemplar a nossa caminhada, de um modo especial este último encontro. Vamos construir 04 tendas com temas diferentes relacionadaos com a proposta de Jesus e seu Reino.
1ª. Tenda - Encarnação de Jesus e seu nascimento.
2ª. Tenda - A vida pública de Jesus – o que fez, anunciou, viveu e pregou- o Reino.
3ª. Tenda - Mistério da Paixão, e morte de Jesus e Ressurreição
4ª. Tenda - A presença de Jesus hoje no mundo – Como o Reino de manifesta hoje!